7 estratégias INCRÍVEIS para ajudar o bebê a dormir melhor

7 estratégias INCRÍVEIS para ajudar o bebê a dormir melhor

Receba este e-book GRATUITAMENTE em seu e-mail

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Benefícios da natação para o bebê

Confesso que a primeira vez que vi um bebezinho mergulhando e deslizando pela água fiquei embasbacada. Nunca havia pensado nesta opção e não imaginava o porquê uma mãe colocar o bebê em tanto risco. Fui estudar e descobri os benefícios da natação para o bebê e que os riscos não são o que imaginava. Confira comigo.

beneficios da natação para o bebê 1024x684 - Benefícios da natação para o bebê
Benefícios da natação para o bebê – Bebê nadando

Mesmo que num primeiro momento colocar seu bebê na piscina possa parecer assustador, existem muitíssimos benefícios nesta atividade que compensam dar o próximo passo.

A água envolve o corpo da criança de uma forma única. Permitir que o bebê brinque, chute, mergulhe e deslize pela piscina ajuda a criar milhares de novas conexões neurais, ajudando a consciência corporal e até no desenvolvimento cognitivo.

Devido a fragilidade do sistema imunológico dos recém-nascidos a maioria dos médicos recomenda que as aulas de natação comecem somente a partir do terceiro mês e em piscina com água tratada com cloro.

Quanto mais velho vai ficando o bebê mais medo ele vai desenvolvendo da água. Matricula-lo bem novinho nas aulas de natação aumentam as chances de sucesso.

Como toda nova atividade na rotina do bebê, conversar com o pediatra que acompanha a criança, antes de coloca-la na piscina pela primeira vez é fundamental para avaliar qualquer condição física prévia em que você deva ficar atenta.

Vamos aos benefícios da natação para o bebê:

Pode melhorar as funções cognitivas

Atividades que usam os dois lados do corpo ajudam no crescimento e desenvolvimento cerebral.

Estas atividades bilaterais ativam a construção de neurônios por todo o cérebro facilitando a comunicação entre os dois hemisférios favorecendo, posteriormente, as atividades de leitura, desenvolvimento da linguagem, noção espacial, etc.

Fortalece os vínculos com o cuidador

Mesmo que você tenha outros filhos, enquanto estiverem na aula de natação esta é uma atividade um-para-um em que você e seu bebê estão exclusivamente envolvidos e desfrutando naquele momento.

Constrói músculos mais fortes

Esta atividade física ajuda no desenvolvimento e controle dos músculos. Manter-se na piscina exige movimentação de cabeça/pescoço, dos braços e pernas e a coordenação de todo o resto do corpo.

Fortalece os órgãos internos

A natação é um exercício que além de ajudar na construção dos músculos ajuda na melhoria da condição cardíaca e capacidade pulmonar.

É um dos exercícios mais recomendados para crianças com problemas do sistema respiratório como asma, bronquite, bronquiolite entre outras.

Reduz os risco de afogamento (a partir de 4 anos)

Existem evidencias de que saber nadar reduz o risco de afogamento em crianças acima de 4 anos de idade, especialmente as que tem acesso constante a água como piscina em casa ou moram perto de um lago.

Antes desta idade as evidencias não são fortes o suficiente para que se tenha certeza.

Mesmo sabendo nadar as crianças devem ser supervisionadas o tempo todo por um adulto capacitado.

Aumenta a confiança e auto-estima

As aulas de natação normalmente são recheadas de músicas, brincadeiras e contato pele com pelo entre o bebê e a mamãe.

Eles interagem, dentro dos seus limites de idade, com outras crianças e com os professores. Todos estes elementos, além da diversão também aumentam a auto-estima e confiança.

Competições saudáveis e exercícios de desafio preparam para uma melhor adaptação na vida adulta a situações de mudança, auto-controle e situações sociais.

Melhora coordenação e equilibrio

Não é fácil coordenar a movimentação dos braços e pernas em sequencia e com ritmo. Mesmo pequenas melhorias na coordenação e equilíbrio representam um grande passo para o bebê.

Melhora o padrão de sono

Nadar exige dos pequenos (aliás, dos adultos também!) um esforço enorme em movimentação, manter a temperatura do corpo e aprender um monte de novas coisas, tudo isto gasta muita energia e o corpo precisa de um período de descanso para ser recompor e assimilar tudo isto.

É possível que nos dias de aula de natação você precise separar um tempinho para uma soneca da criança após a piscina para que não fique muita cansada e irritadiça na hora de ir para a cama.

Abre o apetite

Como dito a natação consome muita energia e o corpo precisa repor este “combustível” com uma alimentação completa e balanceada.

É provável que você note uma criança faminta e comendo muito bem após as aulas de natação ou brincadeiras na água.

Dicas de segurança

Até os quatro anos a indicação é de que a natação seja feita no modelo “touch supervision” isto significa ter um adulto perto o suficiente para tocar na criança o tempo todo e também um-para-um, ou seja, cada criança com um adulto junto.

Recém-nascidos e bebês nunca devem ser deixados perto da água sem supervisão de um adulto. Tenha em mente que uma criança pode se afogar mesmo em poucos centímetros de água.

A supervisão das crianças na água é importante e as distrações devem ser eliminadas. Atenção especial a bebidas e celular.

Todas as dicas que falamos aqui são para aulas de natação, com supervisão de profissionais capacitados.

As aulas devem ser em ambiente limpo e controlado.

Dicas extra

Se você gostaria de ter aulas de natação, mas o trabalho não permite este tempo. Separei este post que pode te ajudar:

Leia também: Ideias para a mãe trabalhar em casa

Gostaram dos benefícios da natação para bebês? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais e deixar as estrelinhas.

rating on - Benefícios da natação para o bebêrating on - Benefícios da natação para o bebêrating on - Benefícios da natação para o bebêrating on - Benefícios da natação para o bebêrating on - Benefícios da natação para o bebê (412 votes, average: 5,00 out of 5)
loading - Benefícios da natação para o bebêLoading...
Receba AGORA meu livro

Receba AGORA meu livro

Ajude seu bebê a dormir melhor

Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *