7 estratégias INCRÍVEIS para ajudar o bebê a dormir melhor

7 estratégias INCRÍVEIS para ajudar o bebê a dormir melhor

Receba este e-book GRATUITAMENTE em seu e-mail

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como escolher o berço do seu bebê

O berço é o principal item do quartinho do neném, onde ele passará a maior parte do tempo e suas características são muito importantes nos quesitos segurança e conforto. Você sabe o que avaliar e como escolher o berço do seu bebê?

A montagem do quartinho foi uma das coisas que mais curti durante a gestação. Imaginar cada detalhe e o pequeno usando aquele espaço foi muito gostoso e especial. O primeiro item escolhido foi o berço, pois seu tamanho e características iriam determinar a necessidade de outras peças e o espaço disponível para a decoração.

Existem, literalmente, centenas de modelos de berço no mercado. Variando bastante em cor, material, tamanho… ufa! dá para atender qualquer gosto e bolso, mas também dá uma certa indecisão na hora de escolher. Vamos aos principais pontos de atenção.

Preço

A impressionante variedade de modelos e materiais também implica em grande diversidade de valores. Existem berços com preços desde os mais acessíveis até de milhares de reais e saber até quanto está disposta a gastar neste item ajuda a limitar um pouco as muitas escolhas possíveis.

Uma opção interessante para quem quer economizar, mas também quer um produto de qualidade superior é dar uma olhada nos anúncios de usados. Embora seja o item que o bebê mais usa em seu quarto a tendencia é que também seja o mais conservado, pois uma vez montado dificilmente fica sendo movimentado de um lado a outro e desmontado várias vezes.

Optando por uma peça já usada atente para o seguinte:

  • Prefira ver o produto montado para avaliar se está firme e com a estrutura intacta;
  • Verifique se há sinais de infestação de algum tipo de inseto que pode prejudicar sua qualidade e integridade;
  • Procure sinais de cola nos encaixe, uma vez que dificulta bastante a desmontagem e montagem;
  • Mesmo comprando o berço usado o melhor é trocar o colchão;
  • Se encontrar sinais de rachaduras e/ou quebras busque outra opção.

Pequenos descascados podem acontecer, avalie se dá para passar ou melhor escolher outra opção.

Atenção, antes de fechar negócio é preciso ter em mente quem vai desmontar/montar e transportar. Colocar todos estes valores na conta é importante para saber se vale mesmo a pena do ponto de vista financeiro.

Como escolher o tamanho do berço

Aqui também a variedade impera, especialmente quando falamos em opções que têm algum item junto – comoda, guarda-roupa, etc que altera a medida externa ou os que são feitos por encomenda e podem ter tudo personalizado.

Nas lojas de móveis infantis normalmente encontramos o berço em dois padrões:

  • nacional com medidas de 130cm x 60cm
  • americano com medidas de 130cm x 70cm

Minha sugestão é que você fique com um de medida padrão, nacional ou americano, assim fica mais fácil comprar acessórios como colchão e lençóis.

Características

Existem algumas características do berço que são super importantes e ajudam bastante no dia-a-dia de uso do bebê e do cuidador.

Rodinhas: importante para a higiene regular do quarto, pois facilita o deslizar deste móvel grande. Deve ser possível trava-las (pelo menos duas delas) para que o berço não se mova com a movimentação do bebê.

Grade deslizante: por dia o cuidador vai colocar e retirar o neném do berço muitas vezes, algumas delas torcendo muito para que a criança não acorde no processo, a grade deslizante ajuda a suavizar esta movimentação.

Ajuste de altura: a altura da grade em relação a criança é primordial para evitar quedas e acidentes. Conforme o bebê vai crescendo você pode ir abaixando a altura do estrado mantendo sempre a segurança em um nível ótimo.

berco com tela fixa 300x300 - Como escolher o berço do seu bebê
Berço com tela lateral

Laterais tipo tela: existem berços com as laterais em tela, impedindo que o bebê possa passar qualquer parte do corpo por ela e ainda proporciona uma ótima visão da criança. Como desvantagens desta opção estão: não é possível prender móbile ou qualquer outro objeto no berço; dependendo do tipo de tela/colmeia a higienização do dia-a-dia pode ficar comprometida e também normalmente não é possível fixar um kit de berço. Temos um post aqui falando sobre ele e os motivos pelos quais não é legal usar.

berco com tela fixa detalhe 300x206 - Como escolher o berço do seu bebê
Detalhe: tela do berço

Laterais em grade: o modelo mais comum de berços são os que têm grades nas laterais, práticos para o uso do dia-a-dia na hora de escolher fique atenta a distancia entre uma barra e outra que não deve ultrapassar 6cm, assim o bebê não conseguirá tentar escapar ou passar um membro e ficar preso.

berco regular com grade 300x210 - Como escolher o berço do seu bebê
Berço com grade

Funcionalidades

Alguns berços são só berço, mas outros podem virar mini cama ou vir com a comoda acoplada.

Existem ainda modelos fixados no guarda-roupa, trocador e até com banheira.

Na hora de escolher avalie bem o que você realmente vai precisar e se o ideal é que venha tudo na mesma peça.

Como escolher o berço com base na segurança

No quesito segurança alguns itens são super importantes de ser avaliados. Já falei aqui sobre a distância entre as barras da grade e que o ideal é que seja possível ajustar a altura do estrado para que a grade fique sempre protegendo o bebê.

Observe também se os cantos e quinas são arredondados para evitar machucar.

Clique aqui para compartilhar em seu Facebook

Peças que podem se soltar facilmente, como porcas e parafusos não devem ficar ao alcance do bebê.

A pintura do móvel deve usar tinta atóxica, a maioria usa, mas não custa verificar, né? Se tiver a certificação do INMETRO um tanto melhor.

Você gostou do post sobre como escolher o berço do seu bebê? Leia também este sobre queda da cama ou do trocador, é importante.

Esta aqui, pois está precisando comprar? Se este post te ajudou clica e compartilha nas suas redes sociais 😉

Gostou? Deixe suas estrelhinhas

rating on - Como escolher o berço do seu bebêrating on - Como escolher o berço do seu bebêrating on - Como escolher o berço do seu bebêrating on - Como escolher o berço do seu bebêrating half - Como escolher o berço do seu bebê (412 votes, average: 4,90 out of 5)
loading - Como escolher o berço do seu bebêLoading...
Receba AGORA meu livro

Receba AGORA meu livro

Ajude seu bebê a dormir melhor

Seu e-mail está 100% seguro!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *