7 estratégias INCRÍVEIS para ajudar o bebê a dormir melhor

7 estratégias INCRÍVEIS para ajudar o bebê a dormir melhor

Receba este e-book GRATUITAMENTE em seu e-mail

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Dicas para acalmar o bebê

Os bebês choram por absolutamente tudo. Algumas vezes é relativamente fácil acalma-los: uma troca de fraldas, dar a chupeta ou peito, ou mesmo colocar para arrotar resolvem, mas quando nada disto funciona e o choro passa a ser persistente estas dicas para acalmar o bebê podem ajudar.

dicas para acalmar o bebê vem sem manual - Dicas para acalmar o bebê
Dicas para acalmar o bebê – Vem Sem Manual

1 – Embrulhe o bebê bem firme

Recém-nascidos não controlam bem seus braços e pernas e o movimento involuntários de seus membros pode assustá-los liberando o choro.

Limitar esta movimentação, através da técnica do charutinho, em que o bebê é embrulhado com um tecido macio pode ajudar a tranquilizar sua criança.

técnica do charutinho Vem Sem Manual - Dicas para acalmar o bebê
Técnica do Charutinho – Vem Sem Manual

Atenção! Esta técnica é útil somente enquanto o bebê estiver sob supervisão. Não o deixe sozinho preso sob risco de sufocamento.

2 – Emita sons suaves

A vida intrauterina é barulhenta: sons do coração e circulação da mamãe, o estomago fazendo seu papel, sons externos, enfim, mesmo envolto em liquido o bebê pode ouvir muitos destes barulhos e reproduzi-los pode te ajudar a acalmar o bebê.

Se você for procurar estes sons na internet pode buscar por “sons brandos”.

3 – Técnica do Shhhhh

Ainda na questão de sons fazer o som de shhhh forte e constantemente, próximo ao ouvido do bebês costuma ser um sucesso. Esta técnica é especialmente útil para quando você está em um local onde colocar os sons brandos não é uma opção.

4 – Vibrações calmantes

Você certamente já ouviu falar de alguma mãe de colocou o bebê no carro e saiu dirigindo a esmo por ai, e sabe o motivo de ela ter feito? Por que funciona!

A vibração calma e constante ajuda o bebê a relaxar e ela pode vir pelo movimento do carro, por cadeirinhas de vibração (que você pode alugar neste site) ou mesmo você segurando o bebê próximo ao corpo e fazendo sua caixa torácica vibrar.

cadeira vibratória para acalmar o bebê vem sem manual - Dicas para acalmar o bebê
Cadeira vibratória para acalmar o bebê – Vem Sem Manual

5 – Posicione o bebê de lado ou de bruço

Você já notou se seu bebê fica mais tranquilo no carrinho ou no bebê conforto? Uma possibilidade é que no berço ele tenha muito espaço e se sinta desamparado, com a sensação de que vai cair.

Acomodar o bebê nestes rolinhos pode ajudar, se não tiver não tem problema, pode usar uma toalha ou mantinha enrolada que conseguirá o mesmo efeito.

Rolinho Protetor Segura Bebê 1024x614 - Dicas para acalmar o bebê
Rolinho posicionador de bebê

ATENÇÃO! O bebê nunca deve usar este rolinho sem supervisão, pois corre o risco de sufocar, em caso de colocar na cabeça embaixo do rolinho.

6 – Ninar para acalmar

Embalar o bebê é tão natural que chega quase a ser instintivo. Se o bebê não está se acalmando na cadeira ou no berço dê colinho e nine muito o bebê.

Esta técnica pode ser potencializada se combinada com a técnica do shhh

7 – Pequenos tapinhas no bumbum

Segure o bebê no colo, próximo ao corpo e dê pequenos tapinhas no bumbum ou faça movimentos circulares no final das costas, ajuda na liberação de cases que causam desconforto e choro.

8 – Brinque com o bebê para acalma-lo

Pegue alguns brinquedos e comece a brincar com o bebê. Mesmo que ele não te de muita atenção no começo a tendencia é que passe a prestar atenção nos movimentos, cores e no som de sua voz distraindo do choro.

9 – Saia para um passeio

Mudar de ares e de paisagem pode ser benéfico para o bebê e para a mamãe que já está cansada. Saia para um passeio e vá chamando a atenção do bebê para tudo o que vir no caminho.

Temos um post sobre passeio com o bebê. Leia aqui.

10 – Faça uma massagem

O contato direto com a pele é prazeroso para o bebê e para a mamãe. Escolha um óleo ou hidratante, específicos para a idade e comece a massagem. E se você não souber técnicas avançadas de massagem não tem importância, o que vale aqui é o contato, o carinho e o estar junto.

11 – Conte uma história

Nos primeiros meses de vida os bebês não vem bem, mas ouvem tudo. Contar uma história ritmada faz com que o bebê preste atenção em sua voz e no ritmo e se esqueça do chororo.

12 – Dê um banho

Tomar um banho morno e brincar um pouquinho na água ajuda a relaxar e a distrair o bebê. É um momento de carinho em que o papai também pode participar.

tummy tub - Dicas para acalmar o bebê
Bebê no ofurô – Vem Sem Manual

Aqui o banho que mais funcionava para liberar do stress era no ofurô. Uma espécie de balde grande em que o bebê fica apertadinho e a mamãe segura só a cabecinha. Sucesso, mas é usado por pouquinho tempo, pois logo o bebê cresce e não cabe mais nele, o melhor é alugar aqui.

13 – Cante uma música

Seu bebê não tem ideia do que a música esta dizendo e não liga se você desafina ou não. O que ele sabe é que vocês estão juntos e conectados. Então, quando o bebê começar a chorar cante uma música, a que vier a cabeça e fiquem juntinhos. Ele ficará confortável com o som da sua voz.

14 – Coloque no sling ou no canguru

Colocar o bebê no sling ou no canguru e dar uma volta pela casa ajuda a acalmar. A proximidade com a mamãe e o ritmo dos passos embala a criança que chega até a dormir e ainda tem a vantagem de ficar com as mãos livres.

15 – Estimule a sucção

Frequentemente os bebês se acalmam sozinho somente com a sucção. Chupar o dedo, um mordedor ou a chupeta pode ajudar.

16 – Mude a roupa

Uma costura mal posicionada, um bordado que não foi bem protegido ou uma etiqueta mais pontuda podem incomodar muito qualquer um. Se o bebê está chorando e não tem motivo aparente tire a roupa e veja se há marquinhas na pele ou se ele se acalma. Vale até mudar toda a roupa da criança se for preciso.

17 – Mordedor gelado

O mordedor gelado alivia a coceira e inchaço do processo natural do surgimento dos dentes além de ser um brinquedo para distrair. Aposte nesta dica e acalme seu bebê.

18 – Balance em uma cadeira

Você pode tanto balançar com o bebê usando uma cadeira de balanço da vovó quanto usar uma cadeira automática a pilha ou elétrica como a MamaRoo. Funciona super bem

bebê na mamaroo 1024x576 - Dicas para acalmar o bebê
Bebê na MamaRoo – Vem Sem Manual

A MamaRoo é bem cara, mas você pode alugar aqui.

19 – Tente mudar o foco da atenção

Ofereça um brinquedo, faça uma careta ou um carinho na barriguinha. Tente mudar o foco da atenção do bebê do choro para alguma outra coisa chamativa e divertida.

20 – Entretenha o bebê

Você sabia que o bebê pode chorar por que está aborrecido ou entendiado? Fazer atividades divertidas, adequadas a idade do bebê, fazem com que esta causa desapareça. As brincadeiras com música e contato resolvem a situação mais rapidamente.

21 – Tente a posição de aliviar a cólica

Segure o bebê de bruços apoiado no lado de dentro do seu braço e segurando a cabecinha com a mão e faça movimentos circulares e ritmados nas costas enquanto se balança suavemente. A movimentação constante e a proximidade ajudam a acalmar.

22 – Ofereça o peito

Nem sempre o bebê mama para se alimentar, muitas vezes é pelo contato, o calor, aconchego e a sucção. Oferecer o peito é uma dica campeã para ajudar a acalmar o bebê.

23 – Cuide da temperatura

Um pouco de frio ou de calor podem deixar qualquer um incomodado. Verifique se o bebê não está muito quente ou geladinho e vá mexendo nas roupas até ficar adequado.

24 – Atenda ao bebê prontamente

Procure não demorar para atender ao bebê, vá logo que ele começar a chorar, caso contrário pode-se iniciar um ciclo vicioso em que ele chora, fica cansado e chora mais e fica mais cansado, e chora mais…

25 – Super estimulação

Se o problema parece ser a super estimulação tente desligar os aparelhos eletrônicos, abaixar as luzes e até colocar uma música baixa e suave. Segure o bebê próximo ao corpo enquanto se balança suavemente até que ele se acalme.

Gostaram das dicas para acalmar o bebê? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais e deixar as estrelinhas neste post.

Tem alguma outra dica campeã para acalmar o bebê? Comenta aqui embaixo para a gente e ajude outras mães.

Beijos

Renata

rating on - Dicas para acalmar o bebêrating on - Dicas para acalmar o bebêrating on - Dicas para acalmar o bebêrating on - Dicas para acalmar o bebêrating half - Dicas para acalmar o bebê (453 votes, average: 4,90 out of 5)
loading - Dicas para acalmar o bebêLoading...
Receba AGORA meu livro

Receba AGORA meu livro

Ajude seu bebê a dormir melhor

Seu e-mail está 100% seguro!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *