7 estratégias INCRÍVEIS para ajudar o bebê a dormir melhor

7 estratégias INCRÍVEIS para ajudar o bebê a dormir melhor

Receba este e-book GRATUITAMENTE em seu e-mail

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Nascimento dos dentes do bebê – como aliviar os sintomas

O nascimento dos primeiros dentes do bebê, os dentes de leite, podem causar bastante desconforto para a criança. Separei hoje 14 dicas de como aliviar os sintomas do nascimento dos dentes do bebê.

De repente o seu bebê passou a apresentar os seguintes sintomas

  • Irritabilidade
  • Mal humor
  • Febre baixa
  • Falta de apetite ou dor ao se alimentar
  • Alteração no sono
  • Gengiva inchada ou bem vermelha
  • Aumento de salivação
Nascimento dos dentes do bebê – como aliviar os sintomas - Nascimento dos dentes do bebê – como aliviar os sintomas
Como aliviar os sintomas do nascimento dos dentes

Podem ser os primeiros dentes despontando na boquinha.

O nascimento dos dentes do bebê é um processo natural, porém bastante irritativo para a criança. Normalmente ocorre entre quatro e oito meses de idade e costuma deixar a criança irritada, nervosa, sem conseguir comer ou dormir direito.

A criança sofre e a família também.

A maioria dos bebês costumam sofrer mais no nascimento dos primeiros dentes, mas algumas crianças podem estender este desconforto por mais tempo.

Confira agora estas n dicas de como aliviar os sintomas do nascimento dos dentes do bebê.

1 – Amamentar

Amamentar é tudo de bom e quando trata-se de aliviar o os sintomas do nascimento dos dentes não é diferente. O leite materno contém endorfina, um hormônio que atua no nosso corpo com potente ação analgésica, ajudando assim com a dor, um dos sintomas do nascimento dos dentes no bebê.

A endorfina também ajuda a promover sensação de bem-estar e desconforto, distraindo a criança dos incômodos pelos quais está passando.

2 – Picolé de leite materno

O leite materno congelado em formato de picolé ajuda a anestesiar a região da gengiva onde estão nascendo os dentinhos reduzindo o inchaço e a dor.

Após higienizar as mamas e ordenhar o leite manualmente ou usando a bombinha elétrica ou manual basta colocar o leite extraído nas forminhas de picolé e colocar no congelador.

Pode ir oferecendo ao bebê conforme o desconforto for aumentando demais.

Apelidado de tetolé, ou mamolé ou ainda peitolé tem se tornado um grande aliado das mamães e bebês tanto no alivio dos sintomas do nascimento dos dentes como também para refrescar no calor.

3 – Massagem com escovinha ou gaze

Usando uma gaze envolvendo o dedo ou mesmo uma escovinha de dentes especial para bebês, após higienizar bem as mãos, passe o dedo para frente e para trás repetidamente massageando e ajudando o bebê com a coceira causada pelo erupção dos dentes.

Uma variação deste técnica é mergulhar o dedo em água gelada/chá de camomila gelada para potencializar o resultado.

4 – Mordedor gelado

Os mordedores também ajudam a massagear e a coçar a gengiva, por isto são tão populares nas ações de alívio dos sintomas dos nascimentos dos dentes.

Alguns mordedores têm líquido dentro, mas no momento em que este artigo está sendo escrito eles foram proibidos pelo risco de rasgar e o líquido vazar dentro da boca do bebê.

Uma opção bem legal são os mordedores de silicone maciços, flexíveis, mas sem líquido dentro também podem ser colocados na geladeira antes de oferecer ao bebê.

5 – Chupeta congelada

Esta é uma dica ótima para quando o bebê já chupa chupeta.

Alguns modelos de chupeta permitem que o bico se encha de água, para isto é preciso pressionar a ponta e mergulha-la a água e soltar. Repetindo o processo diversas vezes.

Quando já estiver com uma quantidade boa de líquido basta colocar no freezer/congelador e aguardar até que a ponta esteja congelada e oferecer ao bebê.

6 – Compressa fria ou gelada

Embebede uma gaze em água gelada e entregue para o bebê chupar. Naturalmente ele levará o tecido a área da gengiva que está incomodando.

A textura da gaze é ideal, pois ajuda a coçar a região afetada e a água gelada ajuda a anestesiar a área e reduzir o inchaço.

Esta dica pode ser usada a partir dos 6 meses de idade, após iniciada a introdução alimentar.

7 – Compressa de chá de camomila

Prepare um chá de camomila mais forte e deixe gelando, como na dica anterior embebede uma gaze neste chá e entregue para o bebê.

O chá de camomila gelado acrescenta a propriedade calmante que ajudará o bebê a reduzir a desconforto. Assim como com a água somente bebês a partir de seis meses podem fazer uso do chá.

Que tal ler também: Queda da cama ou do trocador

8 – Fruta congelada

Seu bebê já começou a introdução alimentar, então uma alternativa é oferecer fruta congelada para que ele vá roendo e se aliviando da dor.

As opções mais interessantes são:  banana, melão, pepino e morango – se estes alimentos já tiverem sido testados com o bebê antes.

9 – Alimentos duros

Oferecer alimentos mais duros para o bebê como cenoura ou maçã ajuda com a coceira.

Para potencializar o efeito você pode congelar o alimento antes de oferecer, assim ele também atuará como anestésico.

10 – Colar de âmbar

Alguns acreditam que o colar de âmbar, umas pedrinhas amarelas que você já deve ter visto em alguma criança pelo caminho, ajuda a desinflamar e anestesiar a região da gengiva (entra outras propriedades) devido a atuação do ácido succínico fortalecendo o sistema imunológico.

Existe muita polemica quanto a sua eficácia, enquanto pesquisadores afirmam que nenhum estudo cientifico foi conclusivo, mães e usuários confirmam cada vez mais seus efeitos benéficos no organismo.

Se o seu bebê está sofrendo demais vale a pena pesquisar mais a fundo e entender se vale a penas tentar na sua casa.

Mas atenção, antes de experimentar valem estas recomendações:

  • Converse com o pediatra e veja a opinião dele;
  • Certifique-se de que o tamanho do colar é adequado para o seu bebê evitando asfixia e estrangulamento;
  • Procure um fornecedor que também entrega o certificado de autenticidade – tem muita gente vendendo colar de plástico como se fosse a pedra;

11 – Massagem de reflexologia

As massagens normalmente são bem aceitas pelos bebês, principalmente após o banho quando estão quentes, relaxados, confortáveis e limpinhos.

A massagem nos pés é também conhecida como reflexologia podal e o ideal é que seja feita todos os dias mesmo que o bebê não esteja apresentando os sintomas naquele momento.

Para fazer a massagem:

  • com o polegar dobrado, pressione o dedo da criança desde a unha até a base. Repita duas vezes;
  • com o polegar, faça movimentos circulares nos dedos do pé, deslizando até a base de cada um;
  • por fim, pressione com suavidade a região entre os dedos do pé.

12 – Técnicas de distração

Sempre que possível tente distrair a criança da situação que está incomodando. Evitando o uso excessivo de métodos de controle.

Desviar o interesse e a atenção de uma criança pequena pode ajudar a evitar situações que poderiam gerar um comportamento que não queremos.

13 – Colo, carinho, compreensão e paciência

Uma atitude tranquila, carinhosa e segura dos pais pode ser o melhor remédio.

Você já conhece meu canal no YouTube? Tem muita coisa legal. Confira.

14 – Analgésico receitado pelo pediatra

Não deu certo? Nada funcionou e o bebê continua com muito desconforto dos sintomas do nascimento dos dentinhos?

Converse com o pediatra e peça para avaliar se ainda está dentro de uma situação normal e um analgésico e anti inflamatório para ajudar o bebê a passar por esta fase difícil.

Você gostou das dicas de como aliviar os sintomas do nascimento dos dentes? Deixe seu comentário e suas estrelinhas

rating on - Nascimento dos dentes do bebê – como aliviar os sintomasrating on - Nascimento dos dentes do bebê – como aliviar os sintomasrating on - Nascimento dos dentes do bebê – como aliviar os sintomasrating on - Nascimento dos dentes do bebê – como aliviar os sintomasrating on - Nascimento dos dentes do bebê – como aliviar os sintomas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
loading - Nascimento dos dentes do bebê – como aliviar os sintomasLoading...
Receba AGORA meu livro

Receba AGORA meu livro

Ajude seu bebê a dormir melhor

Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *